terça-feira, 29 de abril de 2008

)O( Samhain )O(


Samhain marca o anoitecer do ano. Assim como os dias dos festivais começam no anoitecer da véspera, também o ano celta tem início ao anoitecer do ano. Samhain era um tempo de preparação para o inverno, onde acontecia a 3ª colheita...ou colheita da carne. Era quando o gado era abatido e sua carne salgada para os meses de frio. Era também um tempo de honrar os mortos. Os espíritos dos ancestrais eram invocados para conferir sabedoria e orientação às tribos. As ferramentas eram limpas e concertadas para o tempo que ficariam em desuso, até que a época de plantar reiniciasse.
Todas as questões não resolvidas eram então resolvidas de modo que todos pudessem entrar nesse período escuro do ano enaltecidos e potencializados. O inverno aqui no Brasil não é tão rigoroso como nos paises que ficam em lugares mais extremos da Terra...pois é um país onde faz muito sol. Aqui em São Paulo pelo menos, chove bastante....ou garoa...mas sempre tem seus dias de "verão no inverno". Hoje mesmo mudou o clima no fim da tarde e começou a chover. Geralmente o inverno aqui é seco...o ar fica poluido e muitas gripes abundam nessa época...por causa das mudanças de clima e do ar. Antes as árvores estavam todas verdes...sem flores mas verdes...e agora elas começam a mostrar folhas vermelhas...amarelas....
Na Irlanda era tradição, nessa época, fazer um símbolo dos quatro elementos chamado parshell e colocá-lo acima da porta da casa para atrair as boas energias e lembrar a necessidade de estar equilibrado.
Parece estranho acreditar que um parshell de dois galhos e algumas palhas de milho pudesse ajudar uma pessoa a sobreviver no inverno, mas aquilo era muito mais que um simples artesanato sazonal. Ao construir a cruz, o artesão estava colocando nela, com sua mente, a intenção de ter equilibrio e harmonia. Enquanto faz o objeto, a pessoa enche-o com pensamentos de energias calorosas e equilibradoras para irradiar positivamente todos os meses do inverno.

Como fazer um Parshell de SamhainMaterial
-Duas varetas de não mais que 60 cm de comprimento e cerca de 1cm de diâmetro
-Palha ou fita

Prenda as duas faretas em forma de cruz, usando a palha ou fita, e depois entrelace a palha ou fita ao redor do centro em sentido horário. Faça esse entrelaçamento a partir do centro da cruz até que apenas de 7 a 10 cm da vareta fiquem expostos em cada extremidade.
Lembre-se de que seu estado de espírito e seu pensamento têm grande importância quando está confeccionando um objeto artesanal. Ao trabalhar no seu parshell, visualize-o cheio de positivos e belos pensamentos. Pense em dias de verão nos campos, na beleza da criação e em qualquer coisa que lhe encha o coração de alegria e luz.

Nenhum comentário: