quinta-feira, 24 de abril de 2008

([watashi no desu])³²¹d7_0b³²¹

Tanto ainda se discute sobre wicca hoje, sobre o que é wicca, quem pode se considerar wiccano, quais crenças podem haver ou não dentro dessa prática....que tem vezes que até desanima =/
Se por um lado vc considera sua prática wiccana (tá....mesmo levando em consideração toda a história de nem toda bruxa é wicca, nem toda wicca é bruxa, e nem todo pagão é bruxo, ou wicca, etc)....mesmo sendo uma prática solitária, mesmo treinando só, com os livros indicados por outras pessoas nesse caminho...livros que te ensinam a ter uma prática solitária no caso de não encontrar pessoas próximas com os mesmos pontos de vista/objetivos/crenças, e o pior, para o caso tb de não haver pessoas "confiáveis", mesmo assim.....sempre surje alguém pra desmoralizar vc.

Se é pq vc é wiccana, te dizem que o seu jeito é errado...que vc não pode ser wicca se acredita em anjos, e que é uma aboninação a tal wicca cristã (tá eu concordo)....ou se é pq vc é auto-iniciada (e ai entra a infindável discussão)....sempre me pergunto: o que os outros tem a ver com sua prática solitária? =/
Tem pessoas que acham que todo wicca é burro (por incrível que pareça um amigo meu), por causa de toda a banalização que ocorre....pessoas que se dizem wiccanas mas na verdade fazem uma mistureba geral e ainda assim ensinam outros a irem por esse caminho.

E ainda há aqueles que alegam que a wicca não foi criada por Gardner...mas por Crowley (e ao que parece faz muito sentido, já que os dois eram amigos, Gardner era um Antropólogo apaixonado pela bruxaria, e Crowley era um Maçom da O.T.O.....que tinha conhecimento de magia cerimonial e bruxaria....e diz-se que muito dos textos sagrados wiccanos foram escritos por ele, Doreen Valiente e Gardner)-(e algumas coisas também do Leland).
A wicca não é mais o que era originalmente.

Toda vez que volto no tempo pra pensar sobre o inicio dessa religião, as vezes me desanimo. Sim....existiram bruxos como Alex Sanders que fazia suas misturas de cabala e coisas do tipo na prática e usava nomes divinos Judaico/Cristãos, e mesmo autores como Starhawk que no apêndice do livro A Dança Cósmica das Feiticeiras coloca correlações com anjos.....parece que nunca dá pra dissociar uma religião pagã como a wicca do cristianismo assim. Fora que sempre tem um que afirma que seu livro....que sua tradição...é a primeira...a original....a verdadeira....etc.

Não sei se o que importa é a origen dos ensinamentos...se é da bruxaria italiana...celtas....druidas....egípcios e afins. É sabido, claro, que grande parte da wicca foi trazida de outras tradições de bruxaria. É uma revisão, uma nova versão, uma renovação...da bruxaria como era antes, suas práticas e culto.

Fora que com livros, como os do Scott Cunningham, Starhawk, Raven Grimassi....é possível fazer sua própria wicca pessoal....uma prática para solitários onde há o "básico" para se saber...sobre a origem dos mitos e da religião....instrumentos...exercícios...rituais...etc.

Eu já vi cada absurdo, que nem sei se vale a pena comentar. Nunca tinha ido no tal Pagãos no Trianon...e pensava que era um encontro cheio de pessoas interessadas no paganismo e sérias...quando cheguei lá (no último encontro) vi um cara enchendo o saco de uma menina perguntando se ela ia ou não tomar um tal chá com ervas "alucinógenas" para suas práticas de xamanismo, sendo que a menina dizia que ainda não estava preparada e era nova ainda pra fazer isso...e ele insistindo ¬¬. Fora um monte de gente que se reuniu ali só pra fazer zona...fumar baseado e ficar de agarrando...u.u' Tudo bem....pode ter sido uma má impressão do primeiro encontro....e pode ser que não sejam todos assim (a pessoa que organizava o encontro parecia ser muito séria e preocupada em saber se estavamos achando legal o encontro...se estavamos tirando algo de proveitoso)-(e sim...a palestra de chakras que teve eu achei muito interessante...pois não sabia que os chakras podiam girar no sentido anti-horário e ainda assim ser esse o normal dele equilibrado).

Já vi pessoas se dizendo wiccanas e andando com sua adaga na cintura dentro de rituais públicos....não sei pra que....com o maior ar de gente afetada (se são góticos ou roqueiros...ou o escambal eu não sei...)...deixando as unhas crescerem até parecer o Zé do Caixão ou pior....meo...tá...pode ser o estilo pessoal de cada um....mas se é pra buscar equilibrio...ou essas pessoas não levam sua dita religião a sério...ou simplesmente não levam a si mesmos a sério e usam a wicca de modinha (tá eu sei que isso é muito óbvio).

No fim, parece que paganismo é algo cada vez mais pessoal....

Nenhum comentário: