quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Amazônia.vc

O que é o aplicativo Amazônia.vc?

Amazonia.vc é um aplicativo que exibe em um mapa os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre queimadas e desmatamento na Amazônia. Instalado no Orkut, o aplicativo permite que o usuário registre seu protesto contra cada queimada ou foco de desmatamento. Além disso, mostra também um ranking com os usuários que mais protestam e gera dados resumidos sobre a destruição da Amazônia. A criação do aplicativo é fruto de uma parceria do Fantástico com a Globo.com.

Como faço para participar do Amazônia.vc?

Para protestar no Amazonia.vc, você precisa entrar no Orkut e, na coluna da esquerda, clicar em "adicionar apps". Na lista que irá aparecer, clique no link "Amazônia.vc". Se o aplicativo não aparecer na lista, faça uma busca por "Amazônia.vc" no campo de pesquisa que fica em cima, à direita. Depois de clicar sobre o ícone do aplicativo, aperte o botão "Adicionar Aplicativo", que aparecerá na coluna da direita. A partir desse ponto, siga as intruções que aparecerão na tela e pronto!

Não consigo achar o Amazônia.vc no Orkut. Onde posso encontrá-lo?

O Amazônia.vc pode ser encontrado no endereço http://www.orkut.com.br/AppDirectory.aspx . Se o aplicativo não aparecer na lista, faça uma busca por "Amazônia.vc" no campo de pesquisa que fica em cima, à direita.

Se eu não tiver Orkut, posso participar?

Para poder protestar no Amazônia.vc é necessário ter uma conta no Orkut. Caso você ainda não tenha, é possível criar uma no endereço http://www.orkut.com. Se você não quer entrar no Orkut, mas gostaria de acompanhar as queimadas e focos de desmatamento, é possível acessar um mapa com essas informações no portal Amazonia.vc, acessível pelo link http://globoamazonia.com.

Por que eu devo protestar?

Ao protestar contra uma queimada ou desmatamento, você está mostrando ao mundo sua insatisfação com a destruição da floresta. Apesar de o seu protesto não ser um registro formal, ele é uma forma de pressionar para que medidas sejam tomadas contra a devastação da Amazônia. Os protestos também podem se transformar em reportagens no Fantástico e no portal Globo Amazônia.

Meu protesto é enviado a alguma autoridade?

Não. Os protestos registrados são publicados no Orkut e no portal Amazônia.vc, mas não são remetidos a autoridades. Para fazer uma denúncia formal, você pode utilizar a Linha Verde, do Ibama: http://www.ibama.gov.br/linhaverde.

Por que não consigo ver as chamas ou a fumaça da queimada quando aumento o zoom do mapa no aplicativo?

As imagens de satélite apresentadas no aplicativo não são as mesmas utilizadas pelo Inpe para identificar focos de incêndio ou desmatamento na Amazônia. As imagens são anteriores e os pontos de queimada e desmatamento são sobrepostos a elas. Por isso, não é possível ver a destruição da mata.

Com que freqüência são atualizadas as informações de queimadas e desmatamentos?

Os dados sobre queimadas são publicados pelo Inpe e colocados no mapa diariamente, enquanto os focos de desmatamento, por serem mais difíceis de identificar, são atualizados ao final de cada mês, e revelam o que foi detectado no mês anterior.


Nenhum comentário: