quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Calculando Horas Mágicas

Ontem estava pensando em tomar um banho mágico, com sal marinho e algumas ervas, mas fiquei um pouco na dúvida do horário...queria saber a correspondência correta (manias de virginiana).
Então dei uma olhada num livro que, pra falar a verdade, só uso por causa de algumas correspondências, e por que li em outros livros que foi usado para compor algumas partes dos rituais da wicca (a parte mais cerimonial): A Clavícula de Salomão. É um grimório atribuido "supostamente" ao rei Salomão, tendo na verdade sua origem provavelmente na Idade Média, tendo sua mais antiga versão em grego no século XV. Não curto muito esse livro goético por que as magias nele são voltadas para a imposição da vontade do mago sobre espíritos e elementos...(sem contar toda parte cristã e judaica).

Mas...existe sim conteúdo aproveitável. E uma das coisas mais interessantes que encontrei foi a tabela de Horas Mágicas, e como calculá-la.

Tempo Mágico

Sabe-se que nossos ancestrais pagãos eram exímios observadores do céu. Eles realmente eram apaixonados pelos mistérios das estrelas. Os Circulos de Pedras encontrados no mundo todo tem orientação ao menos com o Solstício de Inverno, outros marcam a passagem de constelações e do surgimento da Lua no horizonte, e do Sol nos dias de sabbat, solstícios e equinócios.

Sabe-se que os dias da semana são regidos por planetas e deuses. Seus nomes em inglês, espanhol ou francês mostram essa correspondência de forma mais flagrante:

Sunday: Sun Day= dia do Sol
Monday: Moon Day= dia da Lua
Tuesday: Tiw's Day= dia de Tyr, o mais corajoso e justo dos deuses nórdicos, em espanhol esse dia se chama "Martes", e em francês "mardi", dia regido por Marte.
Wednesday: "Wodnesday"-"Wodan's Day"= dia de Wodan, deus dos deuses nórdicos. Em espanhol esse dia se chama "Miércoles" e em francês "Mercredi", dia regido por Mercúrio.
Thursday: "Thor's Day"= dia de Thor, o deus nórdico dos raios e do martelo. Em espanhol esse dia se chama "Jueves", e em francês "Jeudi", dia de Jovis, nome latino de Júpiter, deus romano dos raios.
Friday: "Frigg Day"= dia de Frigga, deusa nórdica do matrimônio e do amor. Em espanhol esse dia se chama "Viernes" e em francês "Vendredi", dia regido por Vênus.

A Hora Mágica pode ser calculada a partir da primeira hora em que o sol nasce num dos dias da semana. Assim, a primeira hora de Domingo (dia do sol) é regida pelo sol, a primeira hora de Segunda (dia da lua) é regida pela lua, e assim por diante.

Mas as horas mágicas não são iguais às do relógio, é preciso determiná-las com exatidão para obter o apoio das forças desejadas. Para a magia, da mesma forma que para a vida comum, o dia e a noite também são divididos em um total de 24 horas, das quais doze horas são diurnas e doze são noturnas. Mas a divisão mágica se faz de forma diferente da do horário oficial. Para a magia, o dia começa ao nascer do Sol, e não à meia-noite; portanto o período entre a zero hora e o amanhecer pertence ao dia anterior. O período diurno vai do nascer ao pôr-do-sol, e o período noturno vai do anoitecer desse dia ao amanhecer do dia seguinte.

Porém, como já sabemos, existem épocas no ano em que os dias e as noites não tem a mesma duração. Durante o verão, o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, os dias são mais longos e as noites mais curtas. No inverno acontece o contrário: os dias são curtos e as noites longas. Na primavera e no outono, os dois períodos têm duração quase igual.

Calculando as Horas Mágicas

Para calcular as horas mágicas você precisa saber corretamente a que horas o sol nascerá e vai se pôr no dia escolhido para seu ritual. Isso pode ser feito usando um software como o Stellarium (que eu amo de paixão), onde você pode ver o horário do nascer e do por do sol avançando no tempo. O legal desse programa é que ele calcula o horário na cidade onde vc está =). Você também pode fazer o cálculo à partir do fuso horário de Brasília (se morar no Brasil), e ajustar o horário para o local onde mora. Se, por exemplo, pelo horário de Brasília o sol nascer às 05:11h e você morar em São Paulo, você não precisará fazer ajustes, pois São Paulo tem o mesmo fuso horário. Já se você morar em Rondônia, por exemplo, terá que subtrair 1 hora. E se tiver a sorte de morar na Ilha de Fernando de Noronha, terá que adicionar 1 hora. Isso sem horário de verão. Se morar em São Paulo não terá que fazer ajustes ao fuso de Brasília, mas em Rondônia é subtraido 2 horas, e em Fernando de Noronha é adicionado 2 horas. Só que esse cálculo é de estado...não de cidade.

Beleza, e o cálculo? Eu vou dar um exemplo do cálculo que fiz ontem:

São Paulo, Carapicuiba 25/08/2010, o sol nasceu às 06:38h e se pôs às 17:47h numa Quarta-Feira, dia de Mercúrio.

Depois de saber a que horas o sol nasceu e se pôs, você deve calcular quantos minutos existem dentro do período diurno ou noturno, conforme vá trabalhar de dia ou à noite:

17:47h - 06:38h
17h - 6h = 11h
11x 60 (minutos)= 660
660 + 47 (minutos que sobraram depois das 17hs) = 707
707 + 22 (minutos que faltaram para as 7hs da manhã) = 729

Então o período diurno teve 729 minutos.

A seguir, você deve dividir esse total de minutos por doze, encontrando a duração exata de uma hora mágica nesse dia.

729 / 12 = 60 (no dia 2 de agosto eu fiz um cálculo que deu 59 minutos)
Então sabendo que no dia 25 de Agosto cada hora mágica tinha 60 minutos e começava às 06:38, você monta uma tabela assim, onde "D" é de período diurno:

Hora | Agosto | Planeta
1D 06:38 Mercúrio
2D 07:38 Lua
3D 08:38 Saturno
4D 09:38 Júpiter
5D 10:38 Marte
6D 11:38 Sol
7D 12:38 Vênus
8D 13:38 Mercúrio
9D 14:38 Lua
10D 15:38 Saturno
11D 16:38 Júpiter
12D 17:38 Marte

A ordem é descrescente dos dias da semana pulando um. Mas há quem faça na ordem crescente sem pular,ex: 1D Mercúrio, 2D Júpiter, 3D Vênus e assim por diante.

Para calcular a Hora Noturna basta fazer o cálculo dos minutos entre o anoitecer de um dia e o amanhecer do outro.
No dia 2 de Agosto, como eu comentei, o cálculo deu 59 minutos. Eu fui fazendo assim:
1D - 06:47

47 + 59 = 106
106 - 60 (que é a divisão de minutos na hora) = 46

a próxima hora diurna seria 07:46 minutos
(tem gente que obviamente poderia calcular isso de cabeça, mas como eu não sou boa de matemática, me esqueci de como fazer e fiquei quebrando a cabeça =_=')

Bom por hoje é só^^

Abençoados sejam
)O(

7 comentários:

([säm]) disse...

É estranho...mas meu senso de direção péssimo também se manifesta no senso de direção do relógio >_<"

horror da inabilidade flagrante

/o/

Empório Bruxaria disse...

Confesso que não sabia que cada dia da semana, tinha um significado de nome de Deus. Sunday e Monday, ja sabia... mas os outros eu nem imaginava

Aprendizado Constante

Luciana Onofre disse...

que maravilha este artigo!
tmb costumo me entusiasmar com horas, saber as luas fora de curso...

:)

Anônimo disse...

Eu por acaso já trabalhei com as horas mágicas, mas actualmente já não.
Achei que era muito trabalhoso e decidi reger os meus trabalhos pelo ciclo solar e lunar.

Não sei onde você foi arranjar a paciência para calcular as horas! Odeio matemática! xD

Empório Bruxaria disse...

Um jeito diferente de movimentar a força e curiosidade dos blogueiros.
Te indiquei no selo de qualidade é só pegar no meu blog e sair espalhando a corrente.
Mas também um jeito das pessoas saberem mais sobre a gente.

http://emporiobruxaria.blogspot.com/2010/08/v-behaviorurldefaultvml-o.html#comments

Green Womyn disse...

Sam, vc não quer escrever um posto pro Mulher Verde sobre aquela questão de não se jogar remédio no vaso sanitário, propondo alternativas etc.? Eu adoraria! Gostei muito do seu comentário...

Beijo!

Vanessa disse...

Nossa simplesmente perfeito o seu blog!

Estou deixando link dele no meu, pq coisas asism devem ser divulgadas!

Milhões de abraços.
Vanessa Maus