segunda-feira, 8 de março de 2010

([O que é o ciclo menstrual?])

como alguém pode ver algo de sagrado nisso?

Sempre que me lembro da minha primeira menstruação, me vem a mente um sentimento especial. Eu fui a última, entre as minhas primas e amigas, a menstruar. Na verdade eu já estava começando a pensar que talvez tivesse algo errado comigo...eu me sentia meio que excluida. Isso porque quando as garotas da minha idade ficaram menstruadas elas ficavam de segredinhos...e quando eu conseguia ouvir alguma coisa sobre isso, era como se fosse algo que separasse "as meninas/crianças das moças/mulheres". Entre as minhas parentes foi algo comemorado (pra constrangimento das meninas e orgulho das mães). Mas tudo que disseram para nós era que sangraríamos uns 5 dias por mês...e teríamos que comprar absorvente. Isso porque nossas mães mesmo nem sequer tiveram esse tipo de conversa com a mãe delas. O resto do conhecimento veio das aulas constrangedoras de sexologia...onde os meninos tiravam um sarro e as meninas ficavam com vergonha de perguntar coisas (sempre achei que essa aula devia ter sido dada só para meninas e em outra sala só para meninos). Na verdade eu nunca entendi direito a coisa toda...principalmente porque meus ciclos não eram regulares.

Cientificamente falando...


Bom...o útero é mais ou menos assim...tem um monte de coisa que eu não imaginava que tinha, como essas tipo "asas de morcego". Toda vez que eu olhava um daqueles desenhinhos dos livros de anatomia que mostravam o útero de frente e de lado, eu não conseguia entender o "formato", porque de lado ele parece uma coisa dobrada...


Isso porque o útero é meio que curvo (êeee descobriu a américa)-(xD).
Então tá...isso é só pra ilustrar as coisas e situar o assunto.
A menstruação é um fluxo de sangue que é liberado pelo revestimento interno do útero (o endométrio), dos seres humanos e também pela maioria dos primatas. Seu ciclo geralmente é de 28 dias entre as mulheres, ocorrendo de forma contínua a menos que seja interrompido por uma gestação ou pela menopausa.

A primeira menstruação é chamada de menarca, e ela tem início na puberdade (mais ou menos entre os 9 e 17 anos). A partir desse momento o corpo humano feminino é capaz de gerar uma nova vida. É nessa época que acontece algo extraordinário no corpo feminino.

Dentro do cérebro, uma pequena glândula (a pituitária), ordena aos ovários que comecem a liberar alguns de seus óvulos. Ela envia essa "ordem" através de hormônios que são descarregados na corrente sanguinea. A superfície do ovário se rompe pelo atrito com a extremidade da trompa de Falópio. Ela esfrega-se contra ele em sincronia com a pulsação da mulher. E então, no fundo da ferida feita pelo atrito aparece um pequeno buraco. E escondido no interior está o ovo.


Uma trança de células pegajosas e quase transparentes é afastada pelo atrito da trompa de Falópio. São células ováricas , até 5 milhões delas, prontas para alimentar e nutrir o ovo. O óvulo encontra-se no meio delas. Isto é a ovulação...

Quando o óvulo é expelido do ovário para as trompas de Falópio, a corrida para a gravidez começa. No interior das dobras das trompas de Falópio, o ovo e sua comitiva pegajosa são espremidos para frente. Mas o tempo já está a se esgotar. O ovo tem talvez apenas 24 horas para ser fertilizado. Depois disso ele morrerá. Após a ovulação, cicatriza a parede do ovário e ocorre o pregueamento da parede do folículo. As células foliculares aumentam então de volume e segregam um pigmento amarelo, a luteína que lhes dá uma cor amarela, formando-se deste modo o Corpo Amarelo ou Corpo Lúteo. Após +ou- 14 dias se não tiver ocorrido fecundação esta estrutura degenera.

No início de cada ciclo, o útero vai se revestindo internamente por um tecido ricamente vascularizado (o endométrio), preparando-se para receber o embrião que ali se desenvolverá durante todo período de gestação (caso o óvulo seja fertilizado).


Quando não ocorre a fertilização, além do óvulo morrer, o endométrio começa a descamar e se desintegrar. Os vasos sanguineos começam a se romper e é então que algumas mulheres sentem cólica. Fragmentos do endométrio e do sangue dos vasos rompidos são eliminados através da vagina para o exterior. Terminando de eliminar o tecido velho do endométrio, as células começam a se regenerar, e o que sobrou do endométrio começa a se multiplicar novamente. Os vasos sanguineos rompidos são restabelecidos também. A espessura do endométrio atinge um aumento tal que as suas glândulas vão terminar o desenvolvimento, tornando-se mais sinuosas e ramificadas (novamente), começando a produzir glicogênio e muco, deixando assim, o útero pronto para receber o óvulo que se fecundar. Se isso não acontecer, reinicia-se o ciclo.
Como não se pode calcular exatamente que horas que o óvulo está lá esperando os espermatozóides, fica estabelecida uma margem de uns 6 dias mais ou menos daquelas 24 horas de vida do óvulo =)...aquelas tabelinhas são baseadas nas contagens dos dias de pessoas que tem seu ciclo de 28 dias (mas isso não funciona pra mim). Existem também mulheres que regulam esses dias tomando pílula e talz...mas por causa da coisa toda de hormônio que a pílula joga na corrente sanguinea...isso eu tb não uso .__.' *odeia remédio*
----------------------------------------------
E assim voltamos para "o que tem de sagrado nisso?"

É através desse ciclo que a vida se perpetuou dos nossos ancestrais até os dias de hoje em nosso próprio sangue. Somos hoje praticamente da mesma forma que nossos ancestrais eram a mais de 25 mil anos atrás. E só estamos aqui graças a todos eles. Ao contrário do que se possa pensar, a gravidez não é algo assim tão fácil, pois para se conceber existe toda uma sincronia de fenômenos para que a vida possa se formar. Mulheres em todo o mundo honraram a Grande Mãe pela benção da perpetuação da vida, manifestada nelas mesmas, como representantes Dela...feitas a Sua imagem. E através das eras, foram criados ritos para celebrar tanto o Sangue da Lua, quanto a Vida que nasce...Rituais para proteger...rituais para purificar...para abençoar...para marcar as mudanças na vida dos seres humanos...fazendo disso algo conscientemente sagrado, e ligando assim, em comunhão, os humanos e os deuses.

[Fontes]
Documentário da BBC- O Corpo Humano
e um pouco de wikipédia ;D

ps: Meeeeo recomendo master que quem quer que leia esse texto enorme, assista o documentário, pq vale muito a pena (a história de imagem valer mais que mil palavras)
Estão legendados em português...

2 comentários:

Livia Luzete disse...

Menina, que post maravilhoso!!! Depois verei o link que vc deixou. Samanta, tenha uma boa semana.Um beijo. Adoro seu blog.

Jackie Ayres disse...

Acabei de descobrir o blog. Super legal. =)
Ótima explicação. Post bem feito! ;-)