domingo, 27 de dezembro de 2009

[Áine de Knockaine e o Solstício de Verão]

Existem duas colinas, perto de Lough Gur (Irlanda) onde até hoje ocorrem ritos em honra de uma Deusa Fada. Uma, a três milhas a sudoeste é chamada Knockainy e recebeu esse nome em homenagem a Áine. A outra é Knockfennel, ás margens do rio Lough Gur, dedicada a Áine e sua irmã Fennel. Áine era filha de Eogabail, um rei Tuatha de Dannan, que teria sido o filho adotivo de Manannan Mac Lir.

As lendas dizem que ela tinha o poder de se transformar em um cisne branco e numa égua vermelha, que se chamava Lair Derg, e que ninguém poderia correr mais rápido do que ela.
As pessoas acreditavam que, na noite do Solstício de Verão, donzelas que ficassem acordadas até tarde poderiam ver Áine e que a Deusa revelaria a colina onde viviam as fadas. O mundo das fadas só poderia ser acessado e se tornar visível pelos portais mágicos, chamados de anéis ou círculos das fadas, que seriam indicados pela própria Deusa. Por intermédio de uma cerimônia, as donzelas subiam até a colina de Knockainy portando suas tochas e então começavam vários jogos e competições até que Áine surgia entre elas. Após agradecer pelos ritos que as donzelas tinham feito, em sua homenagem, a Deusa escolhia algumas das moças e revelava onde ficavam seus portais de acesso ao reino do povo pequeno.

Ainda de acordo com as lendas, Áine pode ser vista algumas vezes penteando seus longos cabelos dourados, somente com metade de seu corpo para fora do lago. Dizem os mitos que em tempo de calmaria e águas claras, alguns podem ver sob a colina Knockainy o castelo do encantado filho da Deusa das Fadas, Geroid.

:::: Áine e Geroid ::::

Quando Áine estava sentada nas margens do rio Camog, em Lough Gur, penteando seus longos cabelos dourados, Gerold, o Conde de Desmond, a viu e se apaixonou perdidamente por ela.
Ele dominou Áine, agarrando o manto dela, e então a fez sua esposa. Seu filho, Geroid Iarla, era também conhecido como Conde Fitzgerald, "O Mago". Logo que a criança nasceu, impuseram ao Conde Desmond um tabu, que lhe negava expressar surpresa a qualquer coisa que seu filho fizesse.

Já adulto, numa noite em um dos banquetes de seu pai, Geroid decidiu surpreender algumas donzelas, demonstrando suas habilidades mágicas, entrando e saindo de uma garrafa. Seu pai não pôde retrair um grito de surpresa e adimiração com as habilidades do rapaz.

Geroid imediatamente se transformou em um ganso selvagem e voou para longe, pelo rio Loug, em direção à Ilha Garrod, para repousar sob seu castelo encantado.

Decepcionada com seu marido que não tinha respeitado os votos estabelecidos, Áine desapareceu em Knockainy, na forma de um cisne. Dizem que ela ainda continua lá, num castelo de fadas, e que Geroid vive sob as águas do lago, esperando o momento correto de retornar para expulsar todos os mau feitores da Irlanda.

[[_l_]] Retirado do livro Todas as Deusas do Mundo

Nenhum comentário: