segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

[O Mundo Celta Como Ressonância]


Frequentemente, penso que o mundo interior é como uma paisagem. Aqui, na nossa paisagem de calcário, existem surpresas infindáveis. É encantador estar no alto de uma montanha e descobrir uma nascente jorrando por baixo de rochas pesadas.
Essa fonte possui uma longa biografia de trevas e silêncio. Provém do centro da montanha, que nenhum olhar humano jamais contemplou. A surpresa da fonte sugere as reservas arcaicas de consciência despertando dentro de nós. Com um súbito frescor, novos mananciais animam-se no íntimo.

O silêncio da paisagem esconde uma vasta presença. O lugar não é simplesmente uma localidade. Lugar é uma intensa individualidade. Sua textura superficial de relva e pedra é abençoada pela chuva, vento e luz. Com total atenção, a paisagem celebra a liturgia das estações, entregando-se sem reservas à paixão da Deusa. A configuração de uma paisagem é uma forma antiga e silenciosa de consciência. As montanhas são enormes contemplativos. Os rios e regatos apresentam voz; eles são lágrimas de alegria e desespero da terra. A terra está repleta de alma.

[Longstone of Punchestown]

A civilização subjugou o lugar. O chão é nivelado para construir casas e cidades. As estrada, ruas e pisos são planos para que possamos caminhar e viajar com facilidade. Deixada a si mesma, a curvatura da paisagem convida a presença e lealdade da quietude. Na distração do viajante e do temporário, sua antiga existência passa despercebida. Sob a superfície da paisagem, a terra vive na noite eterna, o escuro e antigo berço de toda origem.

Não é de admirar que, no mundo celta, as nascentes sejam lugares sagrados. As nascentes eram consideradas limiares entre o mundo subterrâneo desconhecido, escuro e mais profundo, e o mundo exterior de luz e forma. O solo da Irlanda era compreendido, no tempo antigo, como o corpo da Deusa. As nascentes eram reverenciadas como aberturas especiais por onde fluía a divindade. Manannán mac Lir disse: "Ninguém obterá conhecimento a menos que beba da nascente". Ainda hoje as pessoas visitam as fontes sagradas. Elas caminham várias vezes em torno de uma nascente, deslocando-se no sentido dos ponteiros do relógio, e frequentemente deixam oferendas votivas. Julga-se que fontes diferentes contém espécies diferentes de cura.

[Chalice Well - Glastonbury]

Quando uma nascente desperta na mente, novas possibilidades começam a fluir, e descobre-se, no íntimo, uma profundidade e arrebatamento que nunca se soube possuir. Com frequência permanecemos exilados, deixados de fora do mundo rico da alma, simplesmente porque não estamos prontos. Nossa tarefa é refinar o coração e a mente. Existe tanta benção e beleza perto de nós, que se destinam a nós, mas que no entanto, não podem entrar na nossa vida, porque não estamos prontos para recebê-las. A maçaneta está no lado interno da porta; somente nós podemos abri-la.

[[_|_]] Retirado do livro Anam Cara

Um comentário:

Babi Guerreiro disse...

Amei seus blogs... estou linkando aos meus... se puder e quiser me add no msn: babiguerreiro@hotmail.com, será um prazer estreitar laços... adoro seus comentários. beijus