É dito que a pré-história é o período da história que antecede a invenção da escrita, que ocorreu em aproximadamente 4.000 A.E.C (antes da era comum). Época em que foi feita aquela tábua de argila contendo a Epopéia de Gilgamesh, rei sumério da cidade de Uruk. A Suméria posteriormente se tornou a Babilônia.
Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.e.c., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.
Uma vez que não há documentos dos momentos da evolução humana antecedentes a 4.000 a.e.c., seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.
Pelos estudos arqueológicos e científicos, considera-se que os seres humanos surgiram no continente da África. O Homo Sapiens surgiu a 200.000 a.e.c! Descendendo do Homo erectus, e teria colonizado a Eurásia e a Oceania há 40.000 anos, colonizando as Américas apenas há 10.000 anos. A recente (2003) descoberta de outra subespécie diferente da atual Homo sapiens sapiens, o Homo sapiens idaltu, na África, reforça esta teoria, por representar um dos elos perdidos no conhecimento da nossa evolução.
[Mapa das primeiras migrações humanas com base em análise de DNA mitocondrial. Planisfério está centrado no Polo Norte]
A mais ou menos 25.000 a.e.c, na França já havia um culto à Deusa. O sítio arqueológico de Laussel comprova isso. Nesse sítio foi encontrada uma caverna onde havia uma rocha entalhada. Nessa rocha, uma mulher segurava com a mão direita um chifre com 13 entalhes (as 13 luas do ano) e com a mão esquerda ela tocava a barriga. O entalhe foi feito de maneira a encaixar o ventre da mulher na protuberancia da rocha, dando um efeito visual de uma mulher grávida com o ventre em relevo. A rocha estava coberta com um pigmento vermelho ocre...indicando sua importância, descartando a hipótese de ser uma mera imagem comum. Aliás haviam vários objetos de culto, oferendas, e uma imagem espelho dessa...que teria sido roubada (seria a filha da deusa?).
[continua...]
Fontes: Wikipédia
Homo Sapiens
Vênus de Laussel
Pré-História
Gilgamesh
Um comentário:
"Quantas civilizações surgiram e criaram coisas magníficas, construções e ciências, músicas, danças, toda uma cultura e então desapareceram sem deixar vestígios...restando apenas (ocasionalmente quando é encontrado) os próprios ossos...alguns objetos e construções."
Ah, isso não é "privilégio" dos povos antigos não. Se nossa própria civilização simplesmente sumisse, em 500 anos seria tragada pela mata ou pela areia qualquer vestígio da humanidade. Curiosamente só ficariam as pedras, como as Pirâmides do Egito. Rs!
Postar um comentário