domingo, 6 de setembro de 2009

[Göbekli Tepe- O mais antigo monumento circular]

[continuando...]
[Göbekli Tepe- Turquia]

Bom...voltando aos monumentos monolíticos...

Monumentos de pedra são encontrados espalhados por várias partes do Velho Mundo. Feitos de vários tipos de rochas, geralmente pesando toneladas, por muitos anos a tecnologia usada para a construção, e até mesmo qual utilidade eles tinham, eram fontes das teorias mais estrombólicas. De pouso de nave espacial...passando por calendário...templo...túmulo. Todos eles tem em comum algum alinhamento estelar e sazonal (marcando onde o sol surgiria nos equinócios e solstícios). Na verdade nem todos são circulares, mas alguns chegam a ser meio ovais também.

O mais antigo monumento circular encontrado, datando de aproximadamente 9.000 a.e.c, situa-se no topo de uma colina camada Göbekli Tepe (Monte com Barriga), na Turquia. Arqueólogos norte-americanos já tinham reparado, em 1964, que essa colina não poderia ser inteiramente natural, mas presumiram que as anomalias no terreno eram apenas um antigo cemitério bizantino abandonado. Desde 1994 escavações tem sido feitas sob a direção de um arqueólogo alemão, Klaus Schmidt, que afirmou que os fragmentos que encontrou no alto do monte fizeram com que ele tivesse certeza que se tratasse de um sítio pré-histórico.
[Colunas em forma de "T"]

Antes disso o monte estava ocupado por culturas agrícolas. Gerações de habitantes locais frequentemente moviam rochas e as empilhavam para limpar o terreno e muita evidência arqueológica pode ter sido destruída no processo. Acadêmicos da Universidade Karlsruhe de Ciência Aplicada começaram a documentar os restos arquitetônicos. Logo foram descobertos pilares em forma de T, alguns dos quais apresentando sinais de tentativas de esmagamento.

As escavações sugerem que Göbekli Tepe era um local de culto aos mortos, o mais antigo descoberto até hoje. Os monolitos são decorados com relevos esculpidos de animais e pictogramas abstratos. Esses sinais não podem ser classificados como escrita, mas podem representar símbolos sagrados amplamente compreendidos, por analogia com outros exemplos de arte rupestre do neolítico.

Os relevos representam leões, touros, raposas, gazelas, burros, serpentes e outros répteis, insetos, aracnídeos e pássaros, particularmente abutres e aves aquáticas. Abutres aparecem com destaque na iconografia de Çatalhüyük não muito longe dali. Acredita-se que nas culturas neolíticas do sudeste da Anatólia os mortos eram deliberadamente expostos para serem devorados por abutres e depois enterrados. (A cabeça do cadáver era às vezes removida e preservada - possivelmente como um sinal de culto aos ancestrais).
[colunas com relevo de animais]

Poucas formas humanóides foram desenterradas em Göbekli Tepe mas estas incluem relevos de uma Venus accueillante — o termo de Schmidt para uma mulher em uma pose sexualmente provocativa — e pelo menos um cadáver decapitado cercado de abutres. Alguns dos pilares em forma de 'T' tem 'braços' esculpidos, o que pode indicar que eles representam humanos estilizados. Outro pilar é decorado com mãos humanas no que poderia ser interpretado como um gesto de oração, com uma estola ou sobrepeliz gravada acima, o que pode representar um sacerdote.

[Venus accuillante] [Mais antiga imagem masculina, 13.500 a.e.c]

[Esquematização de como seria a construção]

Fonte: Wikipédia
Göbekli Tepe
Mathilda's Anthropology Blog

4 comentários:

Luciana Onofre disse...

Obrigada pelo texto!

Luciana Onofre disse...

Querida!!!
Um selo do Germinando confeccionado por mim. simples, apenas comecei a criar agora, logo não é uma "brastemp" mas é de coração aos blogs que admiro!

b disse...

Na Turquia como em outros sítios mesmo que não arqueológicos, algumas coisas ainda "são". Acima ou abaixo, dependendo da dimensão.
Muito interessante mesmo...

S. Thot disse...

Yes, nos temos um círculo de pedras!

"O círculo, de 30 metros de diâmetro, é feito de blocos de granito de até 4 metros de comprimento cada. Ainda não se sabe quando foi erguido, mas há conjuntos parecidos na Guiana Francesa com 2.000 anos de idade.

Apelidado de "Stonehenge do Amapá", em referência ao famoso círculo de pedras da Inglaterra, ele é conhecido há mais de um século - mas nunca havia sido escavado. "

Notícia aqui:
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=4364