terça-feira, 30 de setembro de 2008

Por que as mariposas são atraídas pela luz?


Para entender esse fenômeno, você precisar saber sobre fototaxia. Fototaxia é o movimento automático de um organismo em direção ou em oposição à luz. As baratas são um exemplo de organismo negativamente fototáxico. Provavelmente, você já observou como elas voltam correndo para fendas e cantos escuros quando você acende a luz enquanto elas fazem a festa na sua cozinha. As mariposas são positivamente fototáxicas. Elas parecem encantadas pela luz da sua varanda, pelos faróis do seu carro ou por uma fogueira. Embora não haja nenhuma explicação definitiva para esse fenômeno, existem teorias interessantes.

Sabe-se que alguns tipos de mariposa migram e é possível que o céu noturno dê a elas dicas de navegação. A orientação vertical de uma mariposa pode depender, em parte, da claridade do céu em relação ao solo. Alguns lepidopteristas (pesquisadores de mariposas e borboletas) sugerem que as mariposas usam a lua como o principal ponto de referência e usam a capacidade de calibrar o percurso do vôo, uma vez que a rotação da Terra faz com que a Lua se movimente no céu. Há uma clara evidência que sustenta a teoria de que as mariposas migrantes têm um sistema de bússola geomagnética que as guia na direção correta. Assim, a atração de uma mariposa por luz artificial ou fogueira poderia estar relacionada à orientação e levar à desorientação - a mariposa não estava "esperando", de fato, chegar "à lua" (a fonte de luz) ou poder voar acima dela, daí a confusão.

É possível também que as mariposas tenham um mecanismo de rota de escape relacionado à luz. Imagine-se rompendo um arbusto cheio de mariposas à noite - elas voam para fora do arbusto em direção ao céu. Para uma mariposa em perigo, voar em direção à luz (normalmente para cima) tende a ser uma resposta mais vantajosa do que voar em direção ao escuro (em geral, para baixo).

As mariposas são mais sensíveis à extensões de onda de luz - ultravioleta, por exemplo - do que a outras. Uma luz branca atrairá mais mariposas do que uma luz amarela. O amarelo é uma extensão de luz a qual as mariposas não respondem.

Outra pergunta interessante é: por que as mariposas permanecem nas luzes? Os olhos de uma mariposa, assim como os olhos humanos, contêm sensores de luz que se ajustam de acordo com a quantidade de luz detectada pelos sensores. Com bastante iluminação, a luz de cada uma das milhares de facetas das lentes de foco fixo da mariposa é canalizada para o próprio sensor - omatídeo. Com pouca iluminação, a luz de várias lentes é canalizada para o mesmo omatídeo a fim de diminuir a sensibilidade à luz. Provavelmente, você já passou pela experiência de ter alguns momentos de cegueira ao ligar uma luz clara depois que seus olhos estavam ajustados à escuridão ou quando entra repentinamente em um ambiente escuro depois de estar em uma luz clara. O mecanismo de adaptação ao escuro de uma mariposa responde muito mais lentamente que seu mecanismo de adaptação à luz. Depois que a mariposa chega perto de uma luz clara, ela pode ter dificuldades em sair dali, porque voltar para a escuro a deixa cega por muito tempo. Se uma mariposa escapar, ela não vai se lembrar do problema enfrentado com um vôo tão perto da luz e, provavelmente, vai enfrentar a mesma situação novamente.

Outra explicação possível para o fato de as mariposas permanecerem na luz é que elas são criaturas quase que exclusivamente noturnas e eventualmente respondem à luz da mesma forma que fariam com o sol - ajeitando-se para o "sono" diurno.

[@] Retirado do site http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao675.htm

Um comentário:

Pagan Love Songs disse...

Que legal Sam!!!
Mariposas são muito feras! tem uns tipos que são lindonas!
É bastante poético... o fato de a mariposa buscar a luz...
E quando chega lá, se queima, ou fica cega...
A mariposa busca tanto, que quando chega (e pensou que nunca chegaria) fica perdida e acaba se condenando pela própria busca.
É um aprendizado. Temos que ser comedidos! xD
E claro, não deixar de buscar a luz, que um dia ela vem.