quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Peregrinação do Caminho Céltico de Brigid e Alinhamento

A Peregrinação do Caminho Céltico de Brigid conecta dois locais sagrados para a deusa dos Tuatha Dé Dannan, e posteriormente santa, Brigid. Como santa, é dito que Brigid nasceu em Faughart, próximo a Dundalk, e fundou seu monastério em Kildare. Foi durante a pesquisa para Ilha do Sol Poente: Em Busca dos Antigos Astrônomos Irlandeses, que um fascinante alinhamento foi parcialmente descoberto.

Naquele tempo, Richard Moore e eu nos tornamos curiosos sobre a chegada de São Patricio, e do por que em particular ele escolheu a Colina de Slane para acender o Fogo Pascal. Richar percebeu que quando ele estava na Colina de Tara, olhando para a Colina de Slane, a mais distante colina do Monte Oriel, próximo a Collon, parecia estar em alinhamento direto com Tara e Slane.

Descobrimos que naquele tempo Patricio acendeu o fogo em Slane em março de 433 e.c. A constelação de Cisne estava se elevando sobre Slane. O simbolismo era forte. O novo fogo do cristianismo, cujo principal símbolo era a cruz, foi anunciado em um profundo momento cósmico. Mas havia mais nesse alinhamento, como eu viria a descobrir depois.

Enquanto pesquisavamos para a segunda edição de Ilha do Sol Poente, descobri que estendendo a linha para o norte trouxe ela por todo o caminho até Faughart, e exatamente para um poço em um cemitério no topo de uma colina dedicada a Brigid. Estendendo a linha na outra direção, descobri que ela se alongava por todo o caminho até Curragh, que é fortemente associada com Santa Brigida como o lugar onde ela colocou sua capa e magicamente cobriu toda a planície. Nesse caminho de Faughart até Curragh, o alinhamento passou precisamente através de alguns outros sítios antigos, como é mostrado no vídeo abaixo:



Em 2012 dei uma palestra sobre o alinhamento de Brigid em Dundalk, que contou com a presença de Dolores Whelan, entre outros, que dirige um festival anual a Brigid de Faughart, e outra mulher chamada Karen Ward, que dirige o centro Slí an Chroí (Caminho do Coração) em Dublin com seu marido John. Tão fascinadas ficaram Dolores e Karen pelo alinhamento e sua precisão incrível, que decidiram fundar uma nova peregrinação Céltica, seguindo a rota desde Faughart até Kildare. Elas chamaram de “Caminho de Brigid”, e foi apelidado de “Camino Irlandês”.

A primeira peregrinação pela rota tomou lugar em Julho de 2013, e pessoas da Irlanda, Estados Unidos e até mesmo Austrália fizeram parte, por um período de nove dias. A peregrinação inaugural coincidiu com um dos melhores climas de verão experimentados na Irlanda por muitos anos, com uma onda de calor e temperaturas de até 20º em todos os dias da caminhada. Foi uma profunda experiência para algumas pessoas que fizeram parte. O principal objetivo da peregrinação foi o despertar e revigorar do divino feminino e trazer algum equilíbrio para a atual situação na Irlanda, que pode apenas ser descrita como um desafio em muitos níveis

[@] Retirado de Mythical Ireland

Nenhum comentário: